Isabel Capeloa Gil no Conselho das Conferências Episcopais da Europa

Conferencias Episcopais

A Reitora da Universidade Católica Portuguesa, Isabel Capeloa Gil, participou na Assembleia Plenária do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE), que decorreu de 23 a 26 de setembro, em Roma. O encontro intitulado «CCEE, 50 anos ao serviço da Europa, memória e perspetiva no horizonte de Fratelli tutti», teve início com uma celebração eucarística presidida pelo Papa Francisco, na Basílica de São Pedro.

Na sua intervenção subordinada ao tema: «Que espera a Europa da Igreja: análise cultural», Isabel Capeloa Gil abordou “duas estratégias diferentes que estão frequentemente presentes quando se discute a Europa e o que ela representa”.

“A primeira defende uma sensação de perda irrecuperável. Ela gira em torno da ideia da Europa como uma unidade política e espiritual. A segunda estratégia procura a articulação sem desdenhar o confronto”, acrescentou a Reitora da UCP.

Alertando para a “encruzilhada” em que a Europa se encontra, Isabel Capeloa Gil adianta que “este não é um momento para lamentar, mas precisamente uma ocasião para reacender o espírito que se apresenta exatamente quando a ideia da Europa é colocada sob coação”.

“Tal como os valores personalistas de integridade, justiça, solidariedade, cuidado, mas também o direito a uma vida digna fazem parte do projeto europeu e têm origem nas lições do Evangelho, também o é a crítica autorreflexiva que informa o discernimento. A fé não impede uma escolha fundamentada, a obediência não desqualifica o discernimento. A crítica da Europa deve, portanto, ser uma ocasião para reforçar a nossa escolha por um projeto ao serviço do bem comum”, afirmou a Reitora da Universidade Católica.

Isabel Capeloa Gil enumerou, ainda, quatro temas sobre “as atuais provas para a Europa e para a Igreja”: O mundo não é a Europa; Justiça social e cultura acordada; Os direitos sociais, a transição digital e a dignidade do trabalho; As mulheres, a família e o serviço à Igreja.

Sobre os direitos sociais, a transição digital e a dignidade do trabalho salientou que “um dos mais cruciais desafios sociais e culturais que a Europa enfrenta atualmente é o impacto da transformação do trabalho e das relações de trabalho nos indivíduos”.

Para além da reitora da Universidade Católica Portuguesa, Portugal esteve representado por D. José Ornelas Carvalho e P. Manuel Joaquim Gomes Barbosa, respetivamente Presidente e Secretário da Conferência Episcopal Portuguesa.

Durante o encontro foi ainda eleita a nova presidência do CCEE, liderada pelo arcebispo de Vilnius, Lituânia, D. Gintaras Linas Grusas, de 60 anos.