Campus Veritati

Together We Shape The Future
Campus Veritati

Campus Veritati da Universidade Católica Portuguesa é um projeto da autoria do arquiteto João Luís Carrilho da Graça. Será composto por dois edifícios e ficará situado na parte norte do atual Campus da UCP, em Lisboa. Irá acolher as novas instalações da Católica Lisbon School of Business & Economics e um Centro de Conferências Multifuncional, espaço central que promove a ligação entre a UCP e a Comunidade. Este último edifício, altamente tecnológico, inclui um Centro de Inovação – E-Lab e um auditório que se pode caracterizar como state of the art, com capacidade para 700 pessoas.

Este projeto foi selecionado em processo de concurso, para o qual foram convidados um conjunto de arquitetos portugueses de grande renome. A escolha final foi realizada por um júri, com elementos internos e externos à Universidade, que apreciaram três projetos de excepcional qualidade, selecionados para a fase final deste processo. Nos elementos externos à UCP encontravam-se personalidades ligadas à cultura, engenharia e arquitetura, como é o caso do arquiteto espanhol Antonio Ortiz García.

Isabel Capeloa Gil, Reitora da Universidade Católica Portuguesa, explica que "a escolha foi difícil, tendo sido eleito o projeto do Arquiteto Carrilho da Graça por possuir uma grande sobriedade e simplicidade, mas, simultaneamente, um grande caráter vanguardista, corporizando os valores da própria Universidade Católica Portuguesa".

O início da construção do Campus Veritati está previsto para 2021.

Campus Veritati Annoucement Cocktail
Campus Veritati Announcement Cocktail

No dia 28 de novembro, o projeto do Campus Veritati foi apresentado no Campus Veritati Announcement Cocktail. Este evento exclusivo contou com a presença de várias personalidades da sociedade portuguesa de diferentes quadrantes. Esta apresentação incluiu intervenções da Reitora da Universidade Católica Portuguesa, Isabel Capeloa Gil, de Filipe Santos, Diretor da Católica Lisbon School of Business & Economics, e do arquiteto João Luís Carrilho da Graça.

Um projeto vanguardista em exposição na UCP
Isabel Capeloa Gil e João Luís Carrilho da Graça

O projeto do Campus Veriati foi apresentado à comunidade interna da UCP, a 25 de novembro, na exposição Construir a Cidade: Campus Veritati. 

O projeto do Campus Veritati do arquiteto Carrilo da Graça, assim como os projetos que ficaram em 2.º e 3.º lugar no concurso, encontram-se em exposição na Galeria Fundação Amélia de Melo, na UCP em Lisboa.