Biotech Hub – Porto

Novo edifício da Escola Superior de Biotecnologia
Biotech Hub Católica Porto

Em março de 2019, o novo edifício de Biotecnologia, no Campus Foz da Universidade Católica Portuguesa (UCP), ganhou vida. Começou por receber a equipa do projeto Alchemy, que integra investigadores da Amyris Portugal e da Escola Superior de Biotecnologia (ESB). No ano letivo com início em setembro de 2019, começou oficialmente a ser usado por alunos, professores, investigadores e colaboradores.

A sua inauguração aconteceu a 7 de fevereiro de 2020, aquando da celebração do Dia Nacional da UCP. Foi o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que inaugurou este novo edifício, que conta com mais de 90 laboratórios e salas de aulas.

O edifício representa a importância da investigação e da internacionalização para a UCP. A transição da ESB, do Campus Asprela para o Campus Foz, permite uma interligação das várias áreas do saber num só campus, com a possibilidade de endogeneização de todas as suas culturas e mundividências.

O Edifício de Biotecnologia, no Campus Foz, foi construído de raiz para acolher os laboratórios, salas de aulas, mas sobretudo os docentes, colaboradores, alunos e alumni da Escola Superior de Biotecnologia.

Como tudo começou
Biotech Hub Católica Porto

Tudo começou em junho 2016, quando a UCP e a Amyris assinaram um protocolo para criar um HUB de Biotecnologia sediado na ESB da Católica, no Porto. O plano era criar um centro europeu de investigação, desenvolvimento e inovação em bioprodutos, com o objetivo de trazer para o Norte do país capacidade de desenvolvimento em Bioengenharia e Microbiologia.

O acordo entre as duas entidades, assinado pela então Reitora da Universidade Católica Portuguesa, Maria da Glória Garcia, e pelo CEO da Amyris, John Melo, na presença do embaixador dos Estados Unidos da América, Robert Sherman, transformou-se em realidade com a construção do Biotech Hub.

O Projeto Alchemy
Assinatura de contrato com Amyris e Governo Português

 

Além deste protocolo, foi assinado em junho de 2018, em Silicon Valley, nos Estados Unidos, na presença do Primeiro-Ministro António Costa, o contrato que viabilizou o projeto de investigação Alchemy – uma parceria estratégica entre a UCP, através da ESB, a empresa Amyris Bio Products Portugal, subsidiária da Amyris, Inc. e o Governo de Portugal, através da Agência para o Investimento e Comércio Externo Portugal (AICEP). 

O projeto Alchemy tem como objetivo contribuir para a otimização da eficiência do processo de produção de biomoléculas e investigar novas aplicações para os subprodutos/resíduos resultantes deste processo, potenciando assim o desenvolvimento de novas moléculas de elevado interesse comercial, em particular para as indústrias alimentar, cosmética, industrial e farmacêutica. Em simultâneo, o projeto visa promover a transferência de tecnologia que se traduzirá num crescimento de competitividade das empresas na área da bioeconomia.

 

Um investimento em investigação e desenvolvimento
Biotech Hub

Este projeto envolve cerca de 100 investigadores entre as duas entidades,, agregando diversas competências nomeadamente de bioengenharia, microbiologia e bioanalítica.

O projeto, cuja primeira fase tem duração de 5 anos, materializa-se num centro de competências de excelência em biotecnologia, promovendo Portugal na linha da frente nas áreas da bioeconomia e economia circular. Este projeto, que conta com um investimento de 43 milhões de euros para o Porto em investigação e desenvolvimento (I&D), terá impacto e externalidades de grande importância a outras empresas e setores de atividade em Portugal.