A Reitora e a Secretária de Estado da Ação Social abriram a conferência “O que é ser criança pobre em Portugal”, no dia 14 de janeiro, para analisar e debater os impactos da pobreza nas famílias, explorando não apenas os números e estatísticas, mas, sobretudo o lado humano e social deste tema.
A sessão de abertura do evento contou com as intervenções da Reitora da Universidade Católica Portuguesa, Isabel Capeloa Gil, e da Secretária de Estado da Ação Social e da Inclusão, Clara Marques Mendes. Participaram ainda Margarida Lima Rego, Diretora da Nova School of Law, e João Perestrello, Presidente da Sedes Jovem, duas entidades parceiras na organização da conferência, juntamente com a Faculdade de Direito da Católica.
Fazendo um retrato profundo da pobreza infantil em Portugal, o encontro inclui diversos painéis temáticos com especialistas, académicos e ativistas sociais, que abordaram as vertentes legais, sociais e éticas deste problema e procuraram abrir novos caminhos de intervenção e solidariedade.
Os direitos fundamentais das crianças, a multidimensionalidade da pobreza infantil, as políticas públicas e instrumentos para fazer face a esta situação e a escassez de habitação são alguns dos temas em destaque.