Foi assinado hoje, dia 15 de janeiro, pela Reitora da Universidade Católica Portuguesa, Isabel Capeloa Gil, e pelo Presidente da Fundação Ilídio Pinho, Ilídio Pinho, um Protocolo de Colaboração entre as duas instituições, no Campus do Porto.
Esta parceria entre a Fundação Ilídio Pinho e a Católica visa apoiar a iniciativa Cátedra Economia de Francisco e Clara, bem como o lançamento do Centre for Impact in Global Management, constituído no âmbito da Católica Porto Business School.
"Esta parceria com a Fundação Ilídio Pinho representa mais um passo significativo no nosso compromisso com a formação de líderes que aliam a excelência académica à responsabilidade social. Juntos, queremos potenciar o impacto transformador da educação e da investigação, criando valor para a sociedade", afirmou Isabel Capeloa Gil, na cerimónia de assinatura do protocolo.
A Cátedra Economia de Francisco e Clara foi anunciada pela Reitora da Universidade Católica durante a visita do Papa Francisco à UCP, no âmbito da Jornada Mundial da Juventude 2023. Em homenagem ao Santo Padre, a Reitora explicou como o projeto visa “acolher iniciativas transversais em todas as áreas de saber da UCP, destinadas a promover os princípios da Economia de Francisco e a desenvolver um modelo social dignificador das pessoas e do ambiente”.
Quanto ao Centre for Impact in Global Management constitui um novo polo de gestão geral que une o conhecimento académico e a prática empresarial para apoiar melhores decisões na liderança das organizações. É um novo centro que se vai apoiar no conhecimento e na experiência da Católica Porto Business School e mobilizar as competências interdisciplinares das escolas que compõem toda a UCP.
“Quando estou na Católica, sinto-me em casa”, afirmou por sua vez Ilídio Pinho, reforçando a sua ligação à Católica. O presidente da Fundação realçou ainda, os desafios atuais de Portugal e do mundo e reforçou que a assinatura deste protocolo denota o alinhamento entre as duas instituições na procura de soluções que criem verdadeira riqueza para a sociedade.
A Fundação Ilídio Pinho tem desenvolvido um papel crucial de intervenção social, com especial impacto nas áreas da educação e assistência, que pretende reforçar em áreas com relevância económica e social, potenciando em especial a inovação e empreendedorismo e o apoio à formação.
O protocolo de colaboração assinado, vigora para os anos letivos de 2026/2027 e 2028/2029.