Universidade Católica e Fundação Ilídio Pinho celebram Protocolo de Colaboração

Fotografia da Isabel Capeloa Gil, Reitora de Universidade Católica Portuguesa

Foi assinado hoje, dia 15 de janeiro, pela Reitora da Universidade Católica Portuguesa, Isabel Capeloa Gil, e pelo Presidente da Fundação Ilídio Pinho, Ilídio Pinho, um Protocolo de Colaboração entre as duas instituições,  no Campus do Porto.

Esta parceria entre a Fundação Ilídio Pinho e a Católica visa apoiar a iniciativa Cátedra Economia de Francisco e Clara, bem como o lançamento do Centre for Impact in Global Management, constituído no âmbito da Católica Porto Business School.

"Esta parceria com a Fundação Ilídio Pinho representa mais um passo significativo no nosso compromisso com a formação de líderes que aliam a excelência académica à responsabilidade social. Juntos, queremos potenciar o impacto transformador da educação e da investigação, criando valor para a sociedade", afirmou Isabel Capeloa Gil, na cerimónia de assinatura do protocolo.

A  Cátedra Economia de Francisco e Clara foi anunciada pela Reitora da Universidade Católica durante a visita do Papa Francisco à UCP,  no âmbito da Jornada Mundial da Juventude 2023. Em homenagem ao Santo Padre, a Reitora explicou como o projeto visa “acolher iniciativas transversais em todas as áreas de saber da UCP, destinadas a promover os princípios da Economia de Francisco e a desenvolver um modelo social dignificador das pessoas e do ambiente”.

Quanto ao Centre for Impact in Global Management constitui um novo polo de gestão geral que une o conhecimento académico e a prática empresarial para apoiar melhores decisões na liderança das organizações. É um novo centro que se vai apoiar no conhecimento e na experiência da Católica Porto Business School e mobilizar as competências interdisciplinares das escolas que compõem  toda a UCP.

“Quando estou na Católica, sinto-me em casa”, afirmou por sua vez Ilídio Pinho, reforçando a sua ligação à Católica. O presidente da Fundação realçou ainda, os desafios atuais de Portugal e do mundo e reforçou que a assinatura deste protocolo denota o alinhamento entre as duas instituições na procura de soluções que criem verdadeira riqueza para a sociedade.

A Fundação Ilídio Pinho tem desenvolvido um papel crucial de intervenção social, com especial impacto nas áreas da educação e assistência, que pretende reforçar em áreas com relevância económica e social, potenciando em especial a inovação e empreendedorismo e o apoio à formação.

O protocolo de colaboração assinado, vigora para os anos letivos de 2026/2027 e 2028/2029.