Em resposta ao presente contexto humanitário agravado pela guerra na Europa, a Universidade Católica Portuguesa instituiu um programa de Bolsas Humanitárias a fim de dar resposta segundo os seus valores e o sentido de missão que a orientam.
Através da Iniciativa de Apoio a Estudantes e Investigadores Refugiados são proporcionadas 24 bolsas de estudo para 17 cursos em Lisboa, Porto, Braga e Viseu. Estas as bolsas destinam-se a alunos de licenciatura que tenham recebido a proteção Internacional do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e abre portas para o futuro de estudantes em risco, deslocados de diferentes conflitos.
A Iniciativa da UCP integra-se na concretização do objetivo 4 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Educação de Qualidade, bem como visa contribuir para alcançar a meta das Nações Unidas, 15by30, para que em 2030 15% das pessoas refugiadas estejam a frequentar o Ensino Superior.
De modo a reforçarmos o apoio que a Universidade presta a estes estudantes em situação de emergência humanitária, apelamos à generosidade de alumni, amigos e parceiros através de donativos para o Fundo Papa Francisco.
O fundo de apoio social foi criado em 2017 para homenagear o Papa Francisco e tem como objetivo permitir o acesso aos cursos da Universidade Católica por alunos especialmente carenciados, de migrantes e de refugiados.