Reitora da UCP recebe Doutoramento Honoris Causa e recorda importância de alunos, professores e colegas na sua carreira

ICG Honoris Causa

“Uma distinção que representa mais pessoas do que aquela que recebe este diploma”. Foi com estas palavras que Isabel Capeloa Gil, Reitora da Universidade Católica Portuguesa, recebeu ontem, dia 18 de novembro, o título de Doutora Honoris Causa pelo Institut Catholique de Paris (ICP), tornando-se a primeira mulher a receber a distinção, por esta universidade.

No discurso proferido, a Reitora da UCP agradeceu a todos aqueles que contribuíram para a sua carreira: “aos professores maravilhosos, aos colegas brilhantes, aos meus alunos inquietos e perspicazes e parceiros intelectuais que transformaram cada crise num momento de introspeção, que desestabilizou a minha zona de conforto e me forçou à reflexão crítica”.

Sob o tema “A universidade inquieta. Discurso sobre os tempos de hoje”, Isabel Capeloa Gil referiu ainda que “neste tempo de ansiedade, a instituição académica não se pode distanciar de uma exigência radical de reconfiguração ecológica”.

“Os problemas complexos do nosso tempo não podem ser resolvidos em ilhas; exigem a ação de múltiplos protagonistas, exigem pluralismo, diálogo e empenho”, salientou a Reitora da UCP.

A sessão solene, que decorreu no auditório do ICP, no campus de Paris, contemplou uma Laudatio proferida por Cécile Coulangeon, Diretora da Faculdade de Letras do ICP.

Michel Aupetit, Arcebispo de Paris e Chanceler do ICP, Emmanuel Petit, Reitor do ICP e M. Marc-Olivier Laurent, Presidente do Conselho de Administração desta instituição, participaram também na cerimónia.

Recorde-se que, em 2019, Isabel Capeloa Gil recebeu o título de Doutor Honoris Causa pelo Boston College, nos EUA. Nos 156 anos da universidade, foi a primeira oradora não-americana de uma cerimónia de graduação (Commencement Speech).

Veja aqui a cerimónia.