Isabel Capeloa Gil é a primeira mulher a receber o Doutoramento Honoris Causa pelo Institut Catholique de Paris

ICG

A Reitora da Universidade Católica Portuguesa, Isabel Capeloa Gil, será agraciada no dia 18 de novembro, com o título de Doutora Honoris Causa pelo Institut Catholique de Paris (ICP). Será a primeira mulher a receber a distinção por esta universidade.

“A universidade inquieta. Discurso sobre os tempos de hoje” é o título do discurso a proferir na cerimónia de atribuição das in​sígnias de Doutor Honoris Causa, e que contemplará uma Laudatio proferida por Cécile Coulangeon, Diretora da Faculdade de Letras do ICP.

Na sessão solene, que terá lugar no auditório do ICP, no campus de Paris, vão participar Michel Aupetit, Arcebispo de Paris e Chanceler do ICP, Emmanuel Petit, Reitor do ICP e M. Marc-Olivier Laurent, Presidente do Conselho de Administração desta instituição.

Isabel Capeloa Gil é Reitora da UCP desde 2016, e presidente da Federação Internacional das Universidades Católicas desde 2018. Em 2019 recebeu o título de Doutor Honoris Causa por Boston College, nos EUA. Nos 156 anos da universidade, foi a primeira oradora não-americana de uma cerimónia de graduação (Commencement Speech).

Institut Catholique de Paris, fundado em 1875, é uma das mais prestigiadas universidades francesas. Conhecido como "La Catho", compreende várias faculdades (Teologia e Ciências Religiosas, Direito Canónico, Filosofia, Letras, Ciências Sociais e Económicas, Educação e outras). Entre os Doutores Honoris Causa do ICP contam-se Amartya Sen, René Girard e Jacques Delors.

O grau de Doutor Honoris Causa é atribuído a personalidades eminentes que se tenham distinguido na atividade académica, científica, profissional, cultural, artística, cívica ou política, ou que tenham prestado altos serviços à Universidade, ao País ou à Humanidade.