Inspiring Fundraising: O caso de sucesso da Bill & Melinda Gates Foundation e o combate à COVID-19

Bill e Melinda Gates

A Bill & Melinda Gates Foundation anunciou, em fevereiro deste ano, que iria contribuir com 100 milhões de dólares para o combate à COVID-19. Mais de metade dos fundos destina-se ao desenvolvimento de uma vacina, tal como a esforços de tratamento e diagnóstico da doença.

À quantia inicial, o casal juntou mais 150 milhões de dólares para ajudar a combater a COVID-19 “em países de baixo e médio rendimento” com comunidades vulneráveis.

Os fundos da Bill & Melinda Gates Foundation destinam-se, em suma, ao investimento na investigação científica para que sejam realizados testes mais eficientes e desenvolvida uma vacina o mais rapidamente possível.

Em 2015, durante uma TED Talk, Bill Gates previu que o mundo não estaria preparado para um surto de um vírus altamente contagioso e fez uma declaração à qual é impossível escapar hoje: “não estamos preparados para a próxima epidemia”. Bill Gates chegou até a analisar o que aconteceria se um vírus altamente contagioso, transmitido através do ar, como a gripe espanhola de 1918, afetasse o mundo.

Para Bill Gates, a grande chave estaria na preparação – através de avanços na ciência e tecnologia. E esta preparação, segundo Gates, teria de ser um esforço global que “faria do mundo um lugar mais justo, tal como mais seguro” .

O investimento da Bill & Melinda Gates Foundation, desde o seu começo, em 2000, tem priorizado a área da saúde. Dos 53.8 mil milhões de dólares investidos pela fundação ao longo de 20 anos, $39.8 mil milhões destinaram-se a programas de desenvolvimento global e de saúde.

O segredo desta fundação reside precisamente no tipo de investimentos que faz. “O objetivo não é apenas um progresso incremental ", escrevem Bill e Melinda Gates na sua carta anual para 2020. "É colocar toda a força dos nossos esforços e recursos por trás das grandes apostas que, se bem-sucedidas, salvarão e melhorarão vidas”. Assim, a fundação procura oportunidades em que um menor investimento pode levar a um desfecho muito maior.

Ao invés de investirem, por exemplo, diretamente na distribuição de vacinas e outros medicamentos, Melinda e Bill Gates escolhem financiar a investigação científica que permite criar uma vacina, estabelecendo coligações com outras organizações, e até governos, numa resposta conjunta para melhorar a saúde a nível global. Também investem em educação e focam-se em duas áreas prioritárias: as alterações climáticas e a igualdade de género.

Esta é a abordagem de sucesso da Bill & Melinda Gates Foundation, que pode inspirar outras instituições e donors, para doações mais eficientes e para um impacto global duradouro.

 

Imagem: © 2009 Kjetil Ree (CC BY-SA 3.0)