O Cardeal Tolentino Mendonça participou na Grande Conferência “Que Recursos Espirituais para Enfrentar o Futuro?" no contexto do encerramento das celebrações dos 55 anos da Universidade Católica Portuguesa.
O Prefeito do Dicastério para a Cultura e Educação, que tutela as universidades católicas, que já foi vice-reitor, professor e estudante da UCP, regressou à universidade para falar sobre os recursos espirituais para enfrentar o futuro. Focou-se em cinco recursos “elementares e universais”: a pessoa humana, o espanto, a relação, aceitar o risco, e a esperança.
D. Manuel Clemente, Magno Chanceler da UCP, e Cardeal-Patriarca de Lisboa, referiu que "quando as universidades foram criadas, foi com a intenção de encontrar pessoas com saberes e a vontade de os ter", realçando a importância de existir disponibilidade "para aprender, sempre".
Para Isabel Capeloa Gil, Reitora da UCP, “repensar o mundo a partir de uma lógica de fraternidade social, conforme o apelo do Papa Francisco, é essencial para que tenhamos um futuro”. Um futuro que a Reitora vê “com confiança”, pois “uma universidade católica move-se no terreno do risco e da esperança, onde o conhecimento se constrói numa ótica de serviço e não de domínio ou poder, transformando as antigas ilhas disciplinares em grandes continentes”.