Católica Fellowships for Portuguese-American Students: A desafiante e bem sucedida experiência académica de Sabrina Brum

Sabrina Brum

A Universidade Católica Portuguesa oferece, anualmente, cinco bolsas de estudo a estudantes luso-americanos que procurem uma Licenciatura ou Mestrado em qualquer área de conhecimento. Em 2019, Sabrina Brum foi uma das estudantes que mereceu esta bolsa – a Católica Fellowship for Portuguese-American Students –, e escolheu o Mestrado em Ciência Política e Relações Internacionais, no Instituto de Estudos Políticos da UCP, em Lisboa.

Quando soube que tinha conseguido a bolsa, Sabrina ficou “sem palavras”. “Estava tão contente por ter recebido uma oportunidade tão única que nem acreditava”, conta a estudante de 23 anos. “Não era só o alívio de ter recebido uma bolsa, mas era uma ótima oportunidade de regressar a Portugal e começar uma nova etapa na minha vida”.

Sabrina já tinha tido a oportunidade de visitar o país durante o verão de 2018, quando fez um estágio em Lisboa através da Study in Portugal Network. “Fiquei apaixonada por Lisboa. Queria voltar e a bolsa parecia a melhor oportunidade para mim”, explica.

Nos Estados Unidos, estudou na Rhode Island College e foi lá que uma professora lhe falou da Católica Fellowship for Portuguese-American Students. “Eu já estava a considerar diferentes programas de mestrado nos Estados Unidos, mas as propinas das universidades americanas são tão caras que eu não tinha a certeza de como seria capaz de pagar. Achava que a bolsa, Católica Fellowship for Portuguese American Students, seria a melhor opção para mim”, esclarece.

Sobre esta iniciativa, Sabrina pensa que “pode fortificar as relações entre a diáspora lusófona e Portugal. Muitos luso-descendentes estão interessados em conectar-se com as suas raízes, e esta bolsa é a oportunidade perfeita”.

Interessada em Relações Internacionais desde muito jovem, “especialmente as relações entre os Estados Unidos e Portugal”, Sabrina encontrou o seu lugar no Mestrado em Ciência Política e Relações Internacionais do IEP. “O Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica tem uma reputação excecional e eu tinha toda a certeza que seria a melhor opção para mim”, garante.

Mesmo com tantas certezas, Sabrina conseguiu ser surpreendida e desafiada pela experiência académica na UCP. “O meu percurso académico tem sido um desafio, mas um desafio útil que me ensinou muito”, explica. “As amizades que tenho feito com os meus colegas são sem dúvida a melhor parte de estudar no IEP, mas também a diversidade de cadeiras oferecidas. Ainda que esteja no programa de Mestrado em português, tenho a opção de ter algumas aulas em inglês nas quais tenho conhecido colegas de várias partes do mundo. As cadeiras têm temas muito interessantes com professores e palestrantes bem versados.”

Sabrina mostra-se feliz por esta experiência, que ainda não terminou, e diz-nos ter aprendido muito e gostar dos desafios. A adaptação a um novo sistema académico foi ultrapassada com sucesso, e relembra alguns dos momentos mais memoráveis: “sendo que o sistema académico é tão diferente ao sistema americano, o período de avaliações foi o que me custou mais. Mesmo assim, tenho aprendido muito e tenho tido a oportunidade de assistir e participar em vários seminários e palestras, como a palestra sobre a NATO, na qual participou o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa”.

Com sotaque americano, a estudante deixa ainda uma mensagem a quem esteja a pensar candidatar-se a este programa: “Go for it! A Universidade Católica é uma universidade prestigiosa com programas para todos. O Instituto de Estudos Políticos tem cadeiras, palestras, e seminários diversos e estimulantes que preparam os alunos para um futuro prospero. O programa é desafiador às vezes, mas a experiência e conhecimento adquiridos valem a pena”.

As Católica Fellowships for Portuguese-American Students baseiam-se no mérito dos candidatos e são entregues a estudantes americanos de descendência portuguesa que desejem obter um grau académico na Universidade Católica Portuguesa. A bolsa de estudo é concedida a candidatos a Licenciaturas e Mestrados em qualquer campo de conhecimento.