Isabel Capeloa Gil, Reitora da Universidade Católica Portuguesa foi condecorada com a Medalha de Ouro de Mérito Municipal do concelho de Sintra, durante a sessão de inauguração da Faculdade de Medicina da UCP.
A condecoração, aprovada, por unanimidade pela Assembleia Municipal de Sintra a 7 de setembro, foi entregue pelo presidente da autarquia, Dr. Basílio Horta, que no discurso proferido na cerimónia, realçou a relevância da Faculdade de Medicina para o concelho e o notável papel da Prof.ª Isabel Capeloa Gil nesta concretização.
“É um projeto estruturante para o futuro concelho de Sintra” destacou Basílio Horta, considerando que a instalação da Faculdade de Medicina, “dá uma primeira resposta à falta de recursos humanos” na área dos cuidados de saúde em todo o país e também no concelho. “Não basta fazer centros de saúde e até um hospital, se estas realizações não forem acompanhadas por uma correta alocação de recursos médicos que garanta o eficiente funcionamento dos serviços”, disse Basílio Horta acrescentando que a Faculdade de Medicina em Rio de Mouro, “abre uma nova perspetiva na formação académica de médicos”.
“Uma Faculdade é um grande centro de conhecimento que se estabelece num território, e terá sucesso se se imbricar com as forças vivas, com o tecido empresarial, o ecossistema de conhecimento, respondendo e antecipando necessidades e contribuindo para a solução de problemas” referiu por seu turno a Reitora da UCP. Isabel Capeloa Gil destacou “o grande empenhamento” da Câmara Municipal de Sintra, “para que este projeto não fosse sonho, mas se tornasse realidade”, sublinhando que “É na adversidade que se conhece o bom combate e fizemo-lo sempre com o apoio da CMSintra.”