O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, inaugurou o novo edifício da Escola Superior de Biotecnologia, a 7 de fevereiro. A inauguração do edifício enquadrou-se nas comemorações do Dia Nacional da UCP, numa cerimónia que contou com a presença do Bispo do Porto, D. Manuel Linda, da Reitora da Universidade Católica Portuguesa, Isabel Capeloa Gil, e do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Prof. Doutor Manuel Heitor.
O novo edifício da Escola Superior de Biotecnologia tem uma área superior a 7.600 metros quadrados, divididos em cinco pisos. Agrega mais de 90 laboratórios e salas de aula, e integra, ainda, o Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF) e a empresa Amyris Portugal.
A celebração do Dia Nacional da UCP incluiu ainda a atribuição do Doutoramento Honoris Causa à Prof.ª Doutora Manuela Veloso, especialista mundial nas áreas da Robótica e Inteligência Artificial e diretora do Centro de Investigação de Inteligência Artificial da J.P. Morgan Chase. À Juíza Conselheira Maria dos Prazeres Beleza, foi atribuída a Medalha de Ouro da UCP. Foram também impostas as insígnias e entregues as cartas doutorais aos doutores que obtiveram o grau em 2019.