Decorreu no passado dia 18 de outubro, no auditório Cardeal Medeiros, em Lisboa, a Sessão de Abertura do Novo Ano Letivo 2024-2025, um evento que reuniu a comunidade académica na celebração dos recém-graduados e no acolhimento aos novos estudantes.
Isabel Capeloa Gil, Reitora da Universidade Católica Portuguesa, afirmou que “a Universidade implica a formação estrutural da pessoa, mas também o contributo para a melhoria da sociedade e do planeta” e que “a Instituição deve entender-se como espaço de exploração, eterno projeto e obra sempre inacabada.” Deixou ainda uma palavra de parabéns à Escola Superior de Biotecnologia, que celebra 40 anos, e também aos docentes de carreira, que receberam pela primeira vez as Medalhas de Mérito por 25 e 40 anos de serviço.
Já Miguel Freitas, alumnus da Escola Superior de Biotecnologia e vice-presidente de Scientific Affairs na Danone, em Nova Iorque, recordou “a excelência do corpo docente e o ensino dinâmico muito focado na prática e no desenvolvimento de projetos de trabalhos em equipa” como fundamentais na sua formação.
Nesta ocasião, foram também entregues, por Luís Bandeira da CGD, os Prémios UCP/Caixa Geral de Depósitos aos estudantes com as melhores notas de cada licenciatura.
Na cerimónia esteve ainda presente Aníbal Cavaco Silva, que entregou o Prémio Democracia e Desenvolvimento, instituído pelo próprio em 1995, a duas estudantes da Católica Lisbon School of Business and Economics. Expressou o enorme orgulho que sente pela Universidade onde já lecionou, destacando que vê na Católica “uma árvore que produz bons frutos".
O Patriarca de Lisboa e Magno Chanceler da Universidade Católica, D. Rui Valério encerrou a cerimónia com palavras de esperança a toda a comunidade académica, realçando a “importância do legado vocacional que a Universidade Católica Portuguesa tem nos seus mais elevados valores e padrões de humanismo cristão”.