Católica Fellowships for Portuguese American Students concretizam sonhos de estudantes luso-americanos

Olívia Domingos e Ryan Arruda têm raízes profundas no norte de Portugal, em Mangualde e Montalegre. E, apesar de terem vivido nos Estados Unidos da América durante a maior parte das suas vidas, nunca perderam a ligação ao país. “Sempre tive muito orgulho nas minhas raízes portuguesas e senti uma forte ligação à cultura”, expressa Ryan.

Agora que chegou a altura de continuar os estudos, Olívia e Ryan decidiram regressar a Portugal, escolhendo a Universidade Católica Portuguesa como a sua nova casa.

Olívia sempre sonhou em vir para o país dos seus antepassados e estudar na Católica. Enquanto frequentava o curso de Neurociências no Trinity College, em Hartford, descobriu a Católica Fellowships for Portuguese American Students, uma bolsa que tornou esse sonho possível.

Fascinada pela investigação e apaixonada pela ligação entre fármacos e neurociências, Olívia espera explorar essa relação no Mestrado em Neurociências Cognitivas e Comportamentais, lecionado pela Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem da Católica, em parceria com o ISPA.

Entusiasmada com a possibilidade de fazer investigação, Olívia escolheu o mestrado da Católica pelo seu ensino personalizado, onde a pessoa é vista como um todo - “Falar com os dois professores do curso fez-me sentir apoiada. Como se quisessem apoiar-me a chegar onde eu queria, em vez de me colocarem obstáculos”.

Já Ryan Arruda escolheu Microbiologia na Escola Superior de Biotecnologia da Católica, no Porto, sendo assim o primeiro estudante de licenciatura a receber esta bolsa destinada a estudantes luso-americanos.

A sua ligação profunda a Portugal fez com que o país fosse a escolha óbvia quando começou a pensar em estudar no estrangeiro. Quanto ao curso, Ryan escolheu-o devido à sua paixão pela ciência e porque “a microbiologia cruza-se com todas as outras ciências da vida e com a medicina”.

Tomou conhecimento da bolsa através do Portuguese-American Leadership Council of the United States e até agora, a experiência não podia estar a ser melhor: “Os colaboradores e os meus colegas estudantes têm sido acolhedores e fizeram-me sentir que pertenço à instituição”.

A Universidade Católica Portuguesa atribui anualmente cinco Fellowships for Portuguese American Students a candidatos luso-americanos aos cursos de Licenciatura, Mestrado Integrado ou Mestrado em qualquer área de estudo da Universidade, com exceção de Medicina.