A Universidade Católica Portuguesa (UCP) orgulha-se em destacar o sucesso dos seus Alumni nas mais variadas áreas. Desta vez, conhecemos a Chulé, fundada por Miguel Alemão (alumnus da CATÓLICA-LISBON), uma marca portuguesa que comercializa meias personalizadas, utilizando design original e práticas sustentáveis.
A paixão de Miguel no mundo dos negócios divide-se entre a restauração (é também dono do restaurante Conca), e a Chulé, uma marca de meias divertidas e diferenciadas. Atualmente, esta última conta com mais de 50 lojas em todo o país. Em 2021, o foco foi a expansão nacional, no entanto, o maior desafio atual é expandir a marca internacionalmente.
A Chulé integra também um compromisso para com a sustentabilidade. A produção é realizada em locais próximos a Lisboa para minimizar o impacto ambiental. A marca participa ainda em iniciativas solidárias, como a doação de um euro por cada pack de meias vendido para plantar uma árvore e o apoio à instituição Soma. Em 2023, a Chulé doou mais de 1% das suas receitas a causas ambientais e sociais, alinhando-se com a iniciativa global “1% for the Planet”.
Miguel considera que a disciplina de Marketing foi a que teve o maior impacto na sua vida profissional. Desde jovem, sempre aspirou a ter a sua própria empresa. Salienta a exigência e o ritmo acelerado da UCP, que criam um ambiente competitivo e favorecem o trabalho em equipa.
Chulé é hoje um negócio com impacto, uma vez que “desde a sua conceção que se focou muito na sustentabilidade e em trazer impacto para a sociedade de forma ambiental e social e claro, através dos seus desenhos, pois ninguém fica indiferente a umas meias divertidas”.