Inauguração exposição "Mãos sobre a Cidade"

Inauguração "Mãos sobre a Cidade"

A Universidade Católica Portuguesa (UCP) e a Fundação de Serralves inauguram a exposição “Mãos sobre a cidade: Investigações artísticas no meio urbano” que reúne artistas nacionais e internacionais, pensada para os quatro campi da UCP, e que reflete sobre a vida na cidade.

Inaugurada a 23 de janeiro, na Galeria Fundação Amélia de Mello, na Sede da Católica, em Lisboa, a exposição “olha a relação entre a arte, a cidadania e a democracia”, explica Isabel Capeloa Gil, Reitora da UCP.

Defendendo “a democratização do acesso dos portugueses à arte contemporânea”, o ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, elogiou a iniciativa de Serralves e da Católica, ao enfatizar a importância de “duas instituições se mobilizarem para mostrar a arte e levá-la ao país”.

“Tem sido muito gratificante para Serralves podermos tornar esta relação com a Universidade Católica mais próxima”, refere Ana Pinho, Presidente do Conselho de Administração da Fundação, que descreve esta exposição como uma “experiência nova e enriquecedora”, por ser feita nos quatro campi da UCP.

Também a Reitora da UCP reiterou a necessidade de o país “preservar o património do passado, dar aos artistas a possibilidade de desenvolverem a sua atividade artística e também criar e desenvolver os públicos”.

Integrando obras da Coleção de Serralves dos anos 60 até à atualidade, entre desenho, colagem, escultura, fotografia, cartazes de rua, e peças de som e vídeo, a exposição centra-se na ação de artistas que exploram aspetos distintos desta complexa realidade, retratando e intervindo na rua.

"Mãos sobre a cidade" está patente na Galeria Fundação Amélia de Mello, na Sede da UCP, em Lisboa e pode ser visitada todos os dias úteis das 14h00 às 17h00.