Católica apresenta projeto do Campus Veritati com iniciativa Together We Shape the Future

Campus Veritati

“Estamos a escrever a história do futuro”. Foi assim que Isabel Capeloa Gil, Reitora da Universidade Católica Portuguesa, apresentou o Campus Veritati.

No dia 10 de fevereiro, na sessão de apresentação deste novo campus, no âmbito da iniciativa Together We Shape the Future, docentes, antigos alunos da Católica-Lisbon School of Business and Economics e muitos amigos da Universidade, juntaram-se no Auditório Cardeal Medeiros, em Lisboa, para conhecer este projeto.

Da autoria do arquiteto João Luís Carrilho da Graça, o Campus Veritati será composto por dois edifícios e ficará situado na parte norte do atual Campus da UCP, em Lisboa. Irá acolher as novas instalações da Católica-Lisbon School of Business & Economics e um Centro de Conferências Multifuncional, espaço central que promove a ligação entre a UCP e a Comunidade. Este último edifício, altamente tecnológico, inclui um Centro de Inovação – E-Lab e um auditório que se pode caracterizar como state of the art, com capacidade para 700 pessoas.

"O projeto Campus Veritati é um motor de transformação para a Universidade Católica, que com ele cresce, melhora e desafia o mundo universitário. Projeta um novo modelo de produção do conhecimento, criação de valor para o País e para o mundo, ancorado numa visão de educação, investigação e transferência eticamente responsável e sustentável", começou por dizer a Reitora da UCP, nesta apresentação.

O evento contou com uma Mesa Redonda entre os Doadores Fundadores do Campus Veritati: Vasco de Mello, Presidente da Fundação Amélia de Mello, Luís Amaral, CEO da Eurocash, António Brochado Correia, Territory Senior Partner da PwC, Filipe Botton, CEO da Logoplaste, Sikander Sattar, Chairman da região EMA da KPMG e António Feijão, Country Digital Acceleration Manager da Cisco, com moderação de Céline Abecassis-Moedas, diretora da Formação de Executivos da CLSBE.

Um projeto “de enorme impacto para o país”: foi assim que Vasco de Mello descreveu o Campus Veritati, explicando o que o levou a tornar-se um dos doadores fundadores. “É verdadeiramente um projeto de transformação, um motor de transformação”, afirmou.

Filipe Bottom reforçou a importância de "preparar o dia de amanhã através do presente" e falou do seu orgulho em ser um alumnus da UCP. Já António Brochado Correia salientou que "a Católica tem na sua matriz valores de humanidade que para nós são determinantes". "Identificamo-nos em termos de valores com muito do que este projeto representa" disse também António Feijão.

A sessão contou ainda com as intervenções da Presidente e do Ex-Presidente da Associação Alumni da CLSBE, Leonor Machado Branco e Luís Palha da Silva e uma conferência por António Horta Osório, alumnus da UCP, sobre "Desafios macroeconómicos a nível nacional e internacional". O final desta conferência foi marcado por uma sessão de Q&A moderada por Miguel Athayde Marques, Vice-Reitor da Universidade Católica e docente e alumnus da CLSBE.

Sede da Universidade Católica Portuguesa