Católica Corporate Governance: Católica reúne-se para debater "A Universidade Digital e Global"

Corporate Governance

A edição 2021 do Católica Corporate Governance ocorreu neste mês de outubro, na pousada de Viseu. Este encontro anual junta os Quadros da Universidade Católica para uma reflexão sobre os factos do ano em curso e a preparação do ano seguinte.

Sob o lema “A Universidade Digital e Global”, a edição de 2021, com a duração de um dia e meio, foi aberto pela Reitora da UCP, Isabel Capeloa Gil, que apresentou os factos marcantes do ano de 2021, tais como a posição da UCP no ranking da Times Higher Education, que coloca a Católica como a melhor universidade em Portugal pelo 3.º ano consecutivo, ou a inauguração da Faculdade de Medicina, que iniciou o seu 1.º ano letivo em setembro deste ano. Após esta revisão sumária sobre 2021, a Reitora da UCP falou sobre as oportunidades e desafios para 2022.

O evento contou, como já é habitual, com apresentações de responsáveis da UCP, mas também de convidados externos à Universidade, como é o caso de António Martins da Costa (EDP e Presidente da Câmara de Comércio Americana em Portugal) que falou sobre a “Universidade e Inovação Empresarial” e de François Mabille (Secretário Geral da Federação Internacional das Universidades Católicas), que realizou uma apresentação sobre o papel das Universidades Católicas em tempos turbulentos. As intervenções internas foram diversificadas e incluiram temas como a transformação digital da Universidade, o Campus Veritati e o Laboratório de Ética Digital da UCP, onde se falou de como o digital está afetar de forma transversal a vida de todos nós (a forma como estamos connosco, com a família e amigos; a educação e cultura; o trabalho e a economia; a área da saúde e bem estar e a própria sociedade. Este encontro incluiu ainda uma visita ao Campus de Viseu da Universidade Católica Portuguesa, onde, entre outros locais, foi visitado o SalivaTec.

Um encontro marcado pela visão no futuro, e pela procura de fazer mais e melhor para toda a comunidade.