A Universidade Católica Portuguesa e a associação Scholas Occurrentes Portugal formalizaram um protocolo de cooperação para desenvolver projetos conjuntos, realizar ações de formação e promover iniciativas de voluntariado.
De acordo com a Reitora da Católica, Isabel Capeloa Gil, o objetivo é reforçar cada vez mais o projeto de ter “uma educação mais inclusiva, que junte modelos pedagógicos diferenciados e mais próximos das pessoas e dos diferentes grupos e que também estruture modelos intergeracionais”.
“É uma honra e um privilégio trabalhar com a Universidade Católica”, sublinhou o presidente da Scholas Portugal, Nuno Ribeiro Ferreira, na cerimónia de assinatura do protocolo, acrescentando que quer “fazer a diferença junto dos estudantes”.
A Scholas Occurrentes é um movimento educativo internacional, inspirado e promovido pelo Papa Francisco, com presença em 70 países e envolvendo 4460 instituições educativas. A sua missão é estimular a cultura do encontro e criar uma rede de escolas para a inclusão, melhorando a educação e a integração das comunidades, através de propostas pedagógicas, desportivas e artísticas.
Entre as suas linhas de ação destacam-se campanhas de sensibilização sobre valores, desenvolvimento de programas de integração de crianças e jovens, apoio a projetos educativos em situações de vulnerabilidade e a promoção e a ligação de escolas e redes educativas de todas as culturas, crenças e modalidades do mundo.
Entre as iniciativas desenvolvidas pela Católica e a Scholas estão, por exemplo, a formação de estudantes e voluntários no âmbito do projeto VIDA, a participação no programa “Estar juntos Cascais”, a formação de missionários, e a implementação do programa “Estas juntos Lisboa”, a concretizar no Centro Social e Paroquial de S. Jorge de Arroios.
O projeto VIDA, promovido pelo Gabinete de Responsabilidade Social e pela Capelania, destina-se a estudantes de todos os graus de ensino da Universidade Católica em Lisboa, visando proporcionar-lhes oportunidades de voluntariado que contribuam para a comunidade.