A institucionalização da Aprendizagem-Serviço na Universidade Católica Portuguesa foi um dos temas abordados no VI Global Symposium Uniservitate, que decorreu na Universidade Católica de Eichstätt-Ingolstadt, na Alemanha, sob o mote “Aprendizagem-Serviço num Mundo Frágil: Universidades que alimentam a Paz e a Esperança”. O evento contou com a intervenção da Reitora, Isabel Capeloa Gil.
“Na Católica, vemos a Aprendizagem-Serviço não só como uma inovação pedagógica, mas como uma forma de concretizar a nossa missão: formar cidadãos com um propósito, ligar o conhecimento académico às necessidades sociais reais e reforçar o nosso compromisso com o bem comum”, começou por sublinhar a Reitora.
Após fazer uma breve apresentação do projeto CApS, lançado em 2020 e que tem como objetivo institucionalizar e consolidar a Aprendizagem-Serviço na universidade, Isabel Capeloa Gil sumarizou a evolução desta metodologia, apontando os seus principais marcos. Neste âmbito referiu a entrada na rede da Uniservitate em 2021, a inclusão da Aprendizagem-Serviço no Plano de Desenvolvimento Estratégico 2021-2025 e no Plano de Qualidade, e os reconhecimentos e distinções atribuídos a diferentes projetos neste âmbito, incluindo o primeiro prémio nos Uniservitate Awards, conquistado pela iniciativa “Ser Cuida(i)doso”. “Estes marcos mostram não só continuidade, mas também o aprofundamento, o reconhecimento e a maturidade institucional da Aprendizagem-Serviço na UCP”, enfatizou.
De seguida, Isabel Capeloa Gil apontou as quatro dimensões da institucionalização da Aprendizagem-Serviço: a estrutura, existindo uma equipa própria e nacional com representantes dos quatro campi da Católica; as políticas, materializadas em documentos orientadores para garantir qualidade e coerência; as práticas e o seu impacto na comunidade; e a cultura, que se traduz em “identidade”.
Nos últimos oito semestres na Católica, detalhou a reitora, foram implementadas 124 experiências de Aprendizagem-Serviço, em 147 unidades curriculares e 24 unidades extracurriculares, envolvendo 2.495 alunos, 62 docentes e 176 parceiros, entre os quais 28 organizações internacionais, e chegando a 46 mil beneficiários. Nas 22 unidades académicas dos quatro campi, 54% já introduziram projetos de Aprendizagem-Serviço e 22% dos programas académicos já incluem pelo menos um curso com esta metodologia.