Julia Kristeva recebe Doutoramento Honoris Causa pela UCP

Julia Kristeva, Doutor Honoris Causa pela UCP

A abertura do ano académico 2019/2020 foi marcada pela cerimónia de atribuição do título de Doutor Honoris Causa a Julia Kristeva, pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa.

A cerimónia que distinguiu a professora emérita da Universidade Paris Diderot-Paris 7, foi presidida pelo magno chanceler da UCP, D. Manuel Clemente. A Professora Doutora Luísa Leal de Faria, professora catedrática da FCH, foi a madrinha de Kristeva, enquanto a Professora Doutora Isabel Capeloa Gil, reitora da UCP, proferiu o discurso inaugural.

Autora de mais de 30 obras, traduzidas em mais de 15 línguas, Julia Kristeva é uma das mais importantes intelectuais da contemporaneidade, tendo o seu trabalho sobre a construção da linguagem poética sido um marco na formação do estruturalismo. Destacou-se ainda no diálogo ecuménico e é membro titular da Sociedade de Psicanálise de Paris e doutora Honoris Causa de várias Universidades nos Estados Unidos, Canadá e Europa.

Julia Kristeva é ainda Comandante da Legião de Honra, Comandante da Ordem de Mérito e a primeira laureada do Prémio Holberg em 2004. Kristeva foi também honrada com o Prémio Hannah Arendt em 2006 e o Prémio Vaclav Havel em 2008. Fundou em 2008 o Prémio Simone de Beauvoir para a Liberdade das Mulheres.

Leia a Laudatio proferida pela madrinha Prof.ª Doutora Luísa Leal de Faria aqui.