
A Escola Superior de Biotecnologia (ESB) da Universidade Católica Portuguesa encerrou as comemorações dos seus 40 anos com uma sessão solene de homenagem a 40 pessoas e instituições que moldaram, ao longo das décadas, o seu percurso de excelência científica, educativa e de serviço à comunidade.
A cerimónia decorreu no dia 11 de julho no campus do Porto da Universidade Católica Portuguesa, e reuniu membros da comunidade académica, representantes institucionais, antigos e atuais colaboradores, parceiros, alunos e alumni num momento simbólico de reconhecimento do passado e projeção para o futuro.
Na abertura da sessão a Pró-Reitora da Universidade Católica Portuguesa para o Centro Regional do Porto, Isabel Braga da Cruz, destacou a importância da ESB como pilar de inovação e impacto social: “A Escola Superior de Biotecnologia é uma referência nacional e internacional na produção de conhecimento e na sua aplicação ao serviço da sociedade. Este percurso de 40 anos é testemunho da sua capacidade de inovação, resiliência e compromisso com a missão da Universidade.”
Seguiu-se a intervenção da Diretora da Escola Superior de Biotecnologia, Paula Castro, que recordou momentos marcantes da história da Escola e sublinhou o papel de todos os que contribuíram para o seu crescimento: “Acredito que celebrar o passado é um ato de consciência. É saber de onde vimos. É perceber quem nos ajudou a chegar onde estamos. E é também, humildemente, reconhecer que não chegámos aqui sozinhos. Vivemos experiências diferentes, notáveis, frequentemente à frente do seu tempo, verdadeiros marca-livros da história que conspiraram para conduzir ao que somos hoje. Como dizia José Saramago, «Nada é para sempre mas há momentos que parecem ficar suspensos, pairando sobre o fluir inexorável do tempo.”
O momento central da cerimónia foi dedicado ao reconhecimento de 40 personalidades e instituições que deixaram uma marca indelével na história da Escola Superior de Biotecnologia, desde o ensino e a investigação à ligação à sociedade e ao setor empresarial.
Um dos oradores convidados foi Jorge Portugal, Diretor-Geral da COTEC Portugal, que partilhou perspetivas sobre o papel da ciência e da inovação na construção de um futuro mais sustentável e colaborativo, valorizando o papel da Escola Superior de Biotecnologia enquanto entidade formadora e parceira estratégica no ecossistema agroalimentar e biotecnológico.
Ondina Afonso, Presidente do Clube de Produtores Continente SONAE, refletiu sobre o seu percurso pessoal: "Tive o privilégio de aprender com mentes brilhantes. Trouxeram conhecimento de vanguarda, uma visão internacional, partilhada também por professores vindos dos EUA, da Inglaterra e da Holanda."
O encerramento da sessão ficou a cargo da Reitora da Universidade Católica Portuguesa, Isabel Capeloa Gil, que refletiu sobre o legado da Escola e os desafios que se colocam às instituições de ensino superior nos próximos anos: “A Escola Superior de Biotecnologia tem sabido afirmar-se com excelência, não só na investigação e na formação, mas também na capacidade de resposta aos grandes desafios globais. Este é um momento de celebração, mas também de compromisso com um futuro onde a ciência continuará a estar ao serviço da dignidade humana e do bem comum.”
A sessão terminou com um Porto de Honra que proporcionou um momento de convívio e partilha entre diferentes gerações ligadas à Escola, encerrando com entusiasmo e sentido de missão um ano letivo particularmente simbólico para a Escola Superior de Biotecnologia.