Isabel Capeloa Gil, Reitora da Universidade Católica Portuguesa (UCP) e Presidente da Federação Internacional de Universidades Católicas, foi uma das convidadas do painel “Educação” na 7.ª edição do EurAfrican Forum, um evento organizado pelo Conselho da Diáspora Portuguesa, que este ano teve como mote “África: O próximo capítulo – parcerias para o crescimento”.
Durante a sessão, Isabel Capeloa Gil abordou a importância da educação, enfatizando que esta “tem capacidade para inspirar e mobilizar toda a comunidade a concretizar as mudanças necessárias para transformar a vida das gerações mais jovens, em especial das mulheres”, dando como exemplo o Girl MOVE Academy. “Está a transformar a vida de jovens mulheres que assim buscam um melhor futuro individual e comum”, frisou.
Durante a intervenção, a Reitora da UCP enfatizou ainda que “as escolas são centros cívicos onde a qualidade da interação social, e pedagógica, é fundamental” e destacou também a importância das Liberal Arts nas propostas educativas: “não podemos retirar as Liberal Arts da equação, são o que explica a razão de ser das várias opções”.
No painel, moderado pela jornalista Fernanda Freitas, além de Isabel Capeloa Gil participaram também Ariel D. King, Fundadora e Presidente da Fundação Ariel, João Amaro de Matos, Vice-Reitor da Universidade Nova de Lisboa, Ricardo Martins, Diretor da Pedagog e Ryan Williams, CEO & Fundador da Glu Learning.
Isabel Capeloa Gil integra o Conselho Consultivo do Conselho da Diáspora Portuguesa, entidade que desempenha um papel fundamental na organização do EurAfrican Forum, uma plataforma de ação que reúne líderes de opinião, pioneiros, inovadores e sonhadores para moldar o futuro de África através de parcerias estratégicas.