Com a contribuição da Universidade Católica Portuguesa (UCP), o Conselho Nacional de Saúde elaborou o relatório “Para um Melhor Sistema de Informação de Saúde ao Serviço das Pessoas”, que visa ser uma reflexão crítica sobre o sistema de informação de saúde do SNS e do sistema de saúde como um todo em Portugal, no ano de 2022.
José Manuel Pereira de Almeida, Vice-Reitor da UCP, contribuiu para a construção desta reflexão no âmbito do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas.
Já Margarida Gaspar de Matos, docente da Faculdade de Ciências Humanas, e Ana Pedroso, alumna de Direito da UCP, contribuíram para a elaboração do documento inicial que esteve na génese do relatório que está agora a debate e consulta pública, até 3 de agosto de 2024.
Não sendo um relatório técnico, o documento reúne e sistematiza um conjunto de perspetivas de diferentes especialistas na área, identificando problemas e dificuldades, mas também potencialidades e oportunidades de aperfeiçoamento e desenvolvimento. Está organizado em quatro partes e são abordados temas como o uso primário e secundário dos dados, a utilização de informação em Saúde, informação para a gestão do sistema de saúde, e o espaço Europeu de Dados de Saúde.
Consulte aqui o documento e participe no debate público, contribuindo com os seus comentários.