Universidade Católica Portuguesa e Amyris assinam Contrato de Investigação com Governo Português

Acaba de ser assinado em Silicon Valley, nos Estados Unidos, na presença do primeiro-ministro António Costa, o contrato que viabiliza o projeto de investigação Alchemy, que resulta de uma parceria estratégica entre a Universidade Católica Portuguesa, através da Escola Superior de Biotecnologia (ESB), a empresa Amyris Bio Products Portugal, subsidiária da Amyris, Inc., e o Governo de Portugal, através da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP).

"O projeto coloca Portugal na liderança mundial nas áreas da biotecnologia e economia circular, que é aquela de que precisamos para que possamos todos ter um futuro”. Palavras da Reitora da Universidade Católica Portuguesa, Isabel Capeloa Gil, que acrescenta que “este projeto materializar-se-á num centro de competências de excelência em biotecnologia, que trará impacto e externalidades de grande importância a outras empresas e setores de atividade. O CEO da Amyris, John Melo, agradece “o apoio do Governo Português e da União Europeia” e afirma que “será em Portugal que cientistas de topo de toda a Europa tentarão tornar o planeta mais saudável”. Já para o presidente da AICEP, Luís Castro Henriques, “o projeto Alchemy mostra que Portugal está a atrair cada vez mais projetos altamente inovadores e de elevado valor acrescentado. A parceria com a Universidade Católica é um reconhecimento da qualidade do sistema universitário e da capacidade de investigação de Portugal”. O Projeto Alchemy envolve um investimento em investigação, desenvolvimento e inovação de cerca de 50 milhões de dólares que resultam de financiamento privado e do cofinanciamento através do Portugal 2020 e pelo Programa Operacional de Desenvolvimento Regional (FEDER).