Escola de outono da SACRU debate “Liberdade da investigação académica” em Roma

SACRU Roma

“A Liberdade da investigação académica” é o tema da Escola de outono da Aliança Estratégica das Universidades Católicas de Investigação (Strategic Alliance of Catholic Research Universities, ou SACRU, na sigla em inglês), que decorre até 31 de outubro no campus de Roma da Australian Catholic University (ACU).

Incluindo palestras, workshops, estudos de caso e sessões interativas, o encontro explora a forma como as pressões políticas, económicas e éticas moldam cada vez mais a investigação, o impacto das estruturas de financiamento, o equilíbrio ético entre verdade, valor e bem comum e a influência crescente da Inteligência Artificial. Desta forma, procura responder à questão-chave “Como podem os jovens investigadores garantir a liberdade académica e, ao mesmo tempo, assegurar a sustentabilidade da carreira num ambiente de investigação cada vez mais regulamentado?”, proporcionando-lhes ferramentas críticas para construírem o seu percurso na investigação com integridade e independência.

A Escola de outono foi coorganizada pelos coordenadores científicos Paolo Gomarasca, professor catedrático de Filosofia Moral na Università Cattolica del Sacro Cuore, e Darren Sariski, investigador sénior em Religião e Teologia na ACU. E reúne estudantes de doutoramento, académicos e investigadores das nove universidades de todo o mundo que integram a aliança: Australian Catholic University (Austrália), Boston College (EUA), Pontificia Universidad Católica de Chile, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Brasil), Sophia University (Japão), Universidade Católica Portuguesa, Università Cattolica del Sacro Cuore (Itália), Universitat Ramon Llull (Espanha) e Pontificia Universidad Javeriana (Colômbia).

A Reitora da Universidade Católica Portuguesa, Isabel Capeloa Gil, recentemente eleita Presidente da SACRU, presidiu à sessão de abertura do evento, que integra o Jubileu do Mundo Educativo.

Esta é a segunda Escola temática organizada pela SACRU, tendo a primeira edição decorrido em Lisboa, em julho de 2024. Foi dedicada à Democracia Liberal e teve a Universidade Católica Portuguesa como anfitriã.