UCP Editora lança biografia de Valentim Xavier Pintado

Homenagem Xavier Pintado

UCP Editora e a Fundação Amélia de Mello acabam de lançar “Professor Xavier Pintado”, uma biografia do economista e antigo professor e Vice-reitor da Católica, da autoria de Francisco Azevedo e Silva.

O livro foi apresentado na sede da universidade, em Lisboa, a 22 de setembro, durante uma homenagem a Valentim Xavier Pintado, no dia em que celebraria o seu 100.º aniversário.

Para a Reitora da Universidade Católica, o professor Xavier Pintado foi uma “figura maior da nossa história institucional e académico de referência cuja vida se confunde em muitos momentos com o próprio desenvolvimento da universidade, que serviu com dedicação exemplar”. O papel que teve no crescimento da instituição nos anos 80 e 90, a aposta inovadora no fundraising para construir o edifício da CATÓLICA-LISBON, a sua visão da academia como pilar do bem comum e a sua defesa das universidades como espaços de responsabilidade social, foram alguns dos aspetos destacados por Isabel Capeloa Gil.

“Que o seu exemplo continue a inspirar-nos e que a sua vida nos lembre sempre que as instituições se constroem com ideias, com coragem e sobretudo com pessoas como o prof. Xavier Pintado”, finalizou a Reitora.

Enaltecendo as suas qualidades técnicas e humanas, também o presidente da Fundação Amélia de Mello, Vasco de Mello, destacou Xavier Pintado como “personalidade pertencente a uma geração que marcou uma era em Portugal”. Elogiou ainda a aposta no lançamento de biografias que permite “de forma organizada, disponibilizar textos que atraiam os mais jovens, dando acesso a fontes e referências, sobre personalidades importantes”.

“Professor Xavier Pintado” é o quarto volume da coleção Timeline – Biografias Intemporais, que inclui obras sobre o Padre José Bacelar e Oliveira, Dom António Ribeiro e o professor Mário Pinto.

“Através dos autores é evidenciada a vida marcante dos biografados, identificando ensinamentos e reflexões que pretendemos que sejam lições para o presente com impacto no futuro”, sublinhou a diretora da UCP Editora, Anabela Antunes.