A Reitora da Universidade Católica Portuguesa (UCP), Isabel Capeloa Gil, participou num debate sobre Diplomacia Universitária, inserido nas atividades da Assembleia Estratégica da Transform4Europe (T4EU), na Universidade da Silésia, em Katowice, Polónia, no dia 22 de outubro.
A conferência teve como objetivo debater os desafios do Espaço Europeu da Educação, à luz dos valores partilhados pelas universidades parceiras da T4EU, como a identidade europeia, o espírito transformador e o empreendedorismo de conhecimento.
Isabel Capeloa Gil defendeu que “é necessário honrar a tradição universitária europeia, em que a universidade é vista como um projeto internacional”, enfatizando o papel da colaboração. Fez ainda uma reflexão acerca das consequências da Ciência Aberta. Apesar de defender a sua importância na cooperação entre universidades e na inovação, mencionou que a investigação produzida pode, por vezes, ser reaproveitada por agentes externos para outros fins que não os inicialmente previstos, deixando a questão: “como podem as universidades lidar com isto?”.
O debate contou ainda com moderação de Francisco Mendes-Palma, diretor da T4EU na UCP.
Esta conferência fez parte do evento inaugural da Assembleia Estratégica da T4EU, que decorre até ao dia 25 de outubro, com várias reuniões entre os reitores e administradores das universidades parceiras.