
A edição de abril da revista CAIS subordinada ao tema “Europa do conhecimento ou Europa da Segurança”, tem como diretora convidada a Reitora da Universidade Católica Portuguesa, Isabel Capeloa Gil.
No editorial, a Reitora da Católica reflete sobre a importância da universidade como um grande projeto de compreensão do mundo e de dignificação das pessoas, um elemento central no projeto da modernidade e, mais especificamente, na construção de uma Europa do Conhecimento.
Isabel Capelo Gil destaca ainda o papel das universidades como agentes de mudança social, defendendo que estas devem desenvolver “parcerias com os setores público e privado e a sociedade civil, promovendo projetos sensíveis às necessidades locais e globais”.
A Reitora enfatiza a necessidade de as universidades se comprometerem com a “formação de líderes éticos e cidadãos conscientes” e acrescenta: “Uma verdadeira Europa do Conhecimento é aquela que abraça a ideia de que o conhecimento deve ser utilizado para o bem comum, e as universidades têm o dever moral de liderar esse movimento”.
Para além do editorial, Isabel Capeloa Gil partilhou os filmes que a marcaram profundamente, "Memento" e "Ainda Estou Aqui", de Walter Salles, e destacou a viagem à Bolívia, Chiquitania, como a viagem da sua vida.
Esta edição da revista Cais conta também, com a participação de Pedro Simas, docente da Faculdade de Medicina, e de Sónia Ribeiro, docente do Instituto de Estudos Europeus, que debatem o tema: "Caminhamos para uma Europa de Conhecimento ou uma Europa de Segurança?”.
A revista, que tem o custo de 2€, destina 70% do valor arrecadado para apoiar os vendedores da CAIS. Este apoio visa garantir necessidades essenciais como alimentação, alojamento e transporte, além de proporcionar uma oportunidade para que estes indivíduos reconstruam as suas vidas com dignidade.
Esta edição e outras da revista CAIS estão à venda na Papelaria da UCP.