Investigadores da Universidade Católica Portuguesa no Top mundial dos investigadores mais citados

Investigadores da Universidade Católica Portuguesa no Top mundial dos investigadores mais citados

São dez os investigadores da Universidade Católica Portuguesa (UCP) que integram o Top mundial de cientistas mais citados em 2023, segundo o ranking “World’s Top 2% Scientists 2023”, elaborado pela Universidade de Stanford (EUA), em colaboração com o grupo editorial Elsevier.

Da lista publicada, constam os seguintes investigadores: Célia Manaia, João C. Fernandes, Marta W. Vasconcelos, Manuela Pintado, Paula Teixeira, Paula Ravasco, Filipe Santos, Ilídio Barreto, René Bohnsack e ainda Arménio Rego.

De referir que neste ranking são também destacados seis investigadores pelo impacto gerado para a ciência ao longo de toda a sua carreira: Paula Ravasco (CIIS), Célia Manaia (CBQF), Paula Teixeira (CBQF), Manuela Pintado (CBQF), João Fernandes (CBQF), Paula Castro (CBQF, Ciências Ambientais).

“Este resultado é o reconhecimento internacional da elevada qualidade da produção científica da Universidade Católica Portuguesa e da excelência dos nossos investigadores, que contribuem para o avanço da ciência nas respetivas áreas", destaca Isabel Capeloa Gil, Reitora da UCP.

A “World’s Top 2% Scientists List” inclui mais de 100 mil cientistas de todo o mundo, de 22 áreas e 174 subáreas. Este documento integra a lista dos investigadores cujos trabalhos publicados mais contribuíram para o progresso nas suas respetivas áreas e que mais influenciaram a produção científica de outros investigadores.