Gonçalo Saraiva Matias, docente da Escola de Lisboa da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa e antigo Diretor da Católica Global School of Law, foi nomeado Presidente da Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS).
A nomeação surge como reconhecimento pelo labor e dedicação que Gonçalo Matias tem dado à FFMS, nos seus mais de 4 anos de colaboração com a Fundação, e pela sua carreira de docência e investigação.
A sua história nesta prestigiada Fundação teve início em 2018, como membro do Conselho de Administração, da Comissão Executiva e como Diretor de Estudos. “Os anos que vivi na Fundação Francisco Manuel dos Santos, sob a liderança do Sr. Dr. Jaime Gama, foram de uma enorme riqueza e aquisição de conhecimento. É por isso, com um enorme sentido de responsabilidade que assumo agora a presidência de uma instituição que admiro muito e cujo propósito é contribuir para um país mais informado e esclarecido”, afirma o novo Presidente.
Gonçalo Matias iniciou o seu percurso académico na Universidade Católica Portuguesa, tendo-se licenciado, mestrado e doutorado em Direito na mesma. Fez ainda um período de investigação, como Fulbright Visiting Scholar na Georgetown University Law School. É também Professor Convidado da Washington University in St. Louis Law School e assessor para os Assuntos Jurídicos e Constitucionais da Casa Civil do Presidente da República. Desde janeiro de 2021, é Conciliador no Tribunal de Conciliação de Arbitragem da OSCE, função que acumula com a sua atividade profissional enquanto docente e advogado associado da firma Saraiva Matias e Associados.