"O Presidente da República inicia o mandato num clima de incerteza único na história da democracia e tem à frente quatro desafios.
O primeiro é o da coesão social, face ao aprofundar da crise pandémica e ao impacto da crise económica. O segundo é a garantia dos princípios basilares do Estado de direito e direitos dos cidadãos - por exemplo, a aprovação da lei de eutanásia sem debate alargado e em tempo de crescimento anormal da mortalidade. Em terceiro, o desafio da retoma. O PR tem um determinante poder de convocar investimento estrangeiro e projetar da imagem de um país confiável empreendedor.
Finalmente, este mandato será exercido num momento de crise antecipada do sistema político, reorganização dos equilíbrios partidários e emergência de um voto antissistema, a que deverá estar atento, pois as democracias morrem por dentro."
Isabel Capeloa Gil - Reitora da Universidade Católica Portuguesa
Nota: Os restantes vinte e um depoimentos encontram-se disponíveis na edição impressa do Diário de Notícias de 1 de fevereiro de 2021 disponível nos locais habituais. Pode ver a primeira página do DN desta segunda-feira aqui.