O Papa Francisco vai abençoar, amanhã, 3 de agosto, a primeira pedra do Campus Veritati da Universidade Católica Portuguesa (UCP), na sua sede em Lisboa, que começará a ser construído ainda em 2023 e ficará localizado no lado norte do campus atual.
O projeto do novo campus compreende as novas instalações da Católica Lisbon School of Business & Economics (CLSBE), que passará a chamar-se Edifício José Manuel de Mello, em resultado de uma doação de 12 milhões de euros do Grupo José de Mello e família José de Mello, decidida em dezembro de 2020, no contexto da histórica ligação ao meio académico e, em particular, à UCP.
O Campus Veritati compreenderá também o Centro de Inovação – E-Lab, um Centro de Conferências Multifuncional, um auditório com capacidade para 800 pessoas e as novas instalações da Reitoria.
Segundo a Reitora da UCP, Isabel Capeloa Gil, a doação decidida em 2020 “demonstra o grande alinhamento do Grupo José de Mello e família José de Mello face à Universidade Católica, no propósito comum de contribuir para a criação de valor e afirmar projetos diferenciadores para o País”.
A bênção da primeira pedra do Campus Veritati pelo Papa Francisco vai acontecer amanhã, às 9 horas, no Encontro com Jovens Universitários, na Universidade Católica, onde serão partilhados testemunhos de estudantes refugiados e migrantes apoiados pelo Fundo Papa Francisco, criado pela UCP em 2017, para apoiar estudantes em emergência.
Durante a visita, o Santo Padre irá ainda receber jovens envolvidos no “Pacto Educativo Global”, na iniciativa “A Economia de Francisco” e na aplicação da encíclica Laudato si.