“Uma das personalidades mais influentes na área do desenvolvimento da Inteligência Artificial a nível mundial”, foi assim que a Reitora da Universidade Católica Portuguesa, Isabel Capeloa Gil, apresentou Daniela Braga, advisor de Joe Biden e speaker de mais um Breakfast@Católica, “Meet the Global Thought Leaders”.
No encontro, que decorreu na Sede de Lisboa da UCP, e que reuniu antigos alunos, professores, CEOs, gestores e administradores, a CEO da Defined.ai, Marketplace de Inteligência Artificial (IA), falou sobre as tendências em crescimento nesta área.
“Depois de um inverno, em que não aconteceu nada, estamos a passar por um processo de desmistificação da Inteligência Artificial”, referiu a oradora convidada, destacando o crescimento do processamento de linguagem natural (Natural language processing), das interfaces de voz, pela sua aplicabilidade variada e o conteúdo gerado artificialmente.
Sobre este tema, referiu que o “percurso que estas tendências trilham, não é isento de questões éticas e morais” e que “percebendo que há utilidade em IA, haver debates é bom”.
Daniela Braga alertou ainda para o caminho a percorrer na área da proteção de informação pessoal e deu dois exemplos: a recolha de dados que é feita pelas “Big Five Companies” e o tempo que cada utilizador “demoraria a ler os Termos e Condições, cada vez que há um update, (um mês por ano).”
O evento terminou com a apresentação, aos convidados, da voz sintética da oradora especializada na área de human-computer interaction.