"Inovar na escolha dos futuros médicos em Portugal" António Medina de Almeida, Diretor da Faculdade de Medicina ao Público

António de Almeida

"A seleção dos estudantes é talvez a decisão mais importante para qualquer faculdade, tanto mais para cursos eminentemente vocacionais como Medicina. O rigor deste processo tem uma grande importância tanto para o estudante como para a faculdade. Para o estudante representa um primeiro momento de contacto e avaliação por futuros pares, podendo servir para reforçar o seu desejo de seguir aquele determinado caminho profissional. Para uma Faculdade, cujo sucesso é medido pelo sucesso académico e profissional dos seus estudantes, a seleção dos alunos que tenham maior probabilidade de cumprir com êxito o seu programa educacional pode ter um impacto grande sobre a sua reputação.

Não há dúvida que a excelência académica no ensino secundário prediz sucesso académico durante o curso de Medicina, sobretudo nas disciplinas dos anos pré-clínicos. No entanto, não se pode subestimar a importância de competências para além do conhecimento científico. Os médicos do século XXI deverão ter habilitações de comunicação, colaboração e empatia bem como capacidade de investigação, gestão e liderança.

Por estes motivos a Faculdade de Medicina de Universidade Católica Portuguesa (UCP) decidiu ser pioneira em Portugal e incluir questões escritas e minientrevistas nos métodos de seleção dos seus estudantes. Deste modo os candidatos serão avaliados não só pelo seu mérito académico, mas também pelas suas características e aptidões pessoais, como resolução de problemas, capacidade de autoavaliação, capacidade de relacionamento e motivação para embarcar no longo percurso do estudo de Medicina."

Leia o artigo completo aqui.